A cronoanálise junto do layout industrial ou logístico, são os fatores de destaque nas decisões da Engenharia de Processos ou Industrial, Administração de Produção (Eficiência), Planejamento da Produção (Prazos), Custos (Roteiros de Fabricação com Majorações), Qualidade (Indicadores), identifica operações que agregam ou não valor e define os tempos Homem e Máquina.
A metodologia contempla a cronometragem com a avaliação de ritmo, adicionais de fadiga (Peso, frequência, posição em pé ou sentado e a complexidade na operação), e distribuí as atividades com a mesma carga para nivelar as diferentes condições entre os postos de trabalho. A validação dos tempos padrões ocorre com a implantação do balanceamento, rateando a mão de obra com a melhor eficiência.
É aplicada na montagem de produtos ou processos e nas movimentações entre estoque, postos de trabalho e expedição. A cronoanálise também é aplicada em outras ferramentas, como a Carga Máquina, VSM (Mapeamento Fluxo de valor, SMED, OEE, Padronizações (POP/LUP, Planos de Controle, Fichas Técnicas).
As etapas da cronoanálise são:
1) Avaliar as métricas, embalagens, unidades, layout dos postos de trabalho e formato da planilha para atualização do ERP, movimentações entre departamentos, se o funcionário conhece e está treinado na operação.
Obs1. – A quantidade de tomadas de tempo (Precisam contemplar frequências de abastecimento, regulagens…), para a quantidade de tomadas de tempo é necessário avaliar as características dos produtos, ex: a linha amarela tem complexidades e volumes de produção menores que a linha branca. Uma Carta de CEP contempla 30 valores;
Obs2. – Verificar a necessidade para atualizar ou elaborar um procedimento de Cronoanálise.
2) Avaliar e verificar se as atividades entre o abastecimento, substituição das embalagens vazias por cheias, operações nos postos de trabalho e posicionamento para a próxima operação seguem um fluxo de processo ou de sistema, anotar as operações que agregam ou não valor, kaizens e a ergonomia;
3) As atividades são subdivididas e separadas nas operações.
4) Os tempos padrões e informações da eficiência entre postos de trabalho e capacidades, são validadas com a implantação.
Atuamos com:
- Cronoanálise e Cronometragem Industrial;
- Cronoanálise e Cronometragem Logística;
- Cronoanálise e Cronometragem Administrativa.